As Coisas Boas do Brasil

Hoje eu fiquei de saco cheio de brasileiros que gostam de reclamar para caramba do pais que moram. Dizem que o governo gasta dinheiro a toa. Dizem que a educacao nao e boa, que a saude e horrivel, que inclusao social e uma piada. Pois bem, essas pessoas que nao tem experience nenhuma a nao ser o proprio estado em que nasceram falam e falam mas nao sabem de nada.

Vamos comecar com a parte da Saude. O Brasil e um dos poucos paises do mundo que tem uma saude socializada. Isso significa que existe a chance para uma pessoa pobre receber algum atendimento medico. Querem saber como as coisas funcionam no “primeiro mundo”? Se voce precisar receber uma injecao no Emergency Room voce so precisa pagar $2700 DOLARES. Imaginem voces precisando de um tratamento emergencial e recebe-lo so para depois receber a conta de $2500-5000? Claro que os hospitais aqui podem ter mais recursos, mas ninguem recebe tratamento de graca. Se voce ficar doente nesse pais, pode ter certeza… ou voce morre ou voce fali.  Ponto para o Brasil que mesmo tendo 100 vezes menos dinheiro que os EUA consegue manter um sistema onde pessoas em cidades pequenas ainda podem levar os filhos no medico sem pagar NADA (NADA NADA!!! Pros americanos isso e loucura impensavel)

Vamos falar da educacao. No Brasil vemos o esforco pelo atual governo para dar chance a TODOS os brasileiros de receber educacao tecnica ou superior. Aqui tudo e baseado no simples principio de se tu tem dinheiro tu pode receber educacao. Nos Estados Unidos a educacao media e publica, porem pobre com somente tres areas: matematica, ingles e ciencias. A educacao media nos EUA e pobre, porem nao se compara com a educacao superior. Apesar de ser BEM melhor que a educacao media, e muito cara fazendo que somente os mais ricos consigam qualquer tipo de diploma universitario. Quem e pobre continua pobre e acordo com o sentimento americano deve CONTINUAR pobre. Ponto para o Brasil que consegue mesmo tendo 100 vezes menos dinheiro que os EUA proporcionar educacao de graca em no MINIMO oito materias como: Matematica, Fisica, Quimica, Biologia, Portugues, Lingua Estrangeira, Historia, Geografia. Se simplesmente o Brasil tivesse mais investimentos e exportacoes as coisas seriam diferentes… e quem diria, e simplesmente isso que o governo atual tem feito.

Vamos falar agora de programas de inclusao social. Aqui nos EUA tem se falado diariamente a respeito do sistema social de saude do Presidente Obama. Simplesmente e um sistema para que pessoas pobres nao precisem pagar fortunas quando ficam doentes.  Claro que vai aumentar os impostos (pq essas coisas sociais [aka. de graca] nao sao de graca] porem vai ser algo mais justo. Os americanos tem ojeriza a esse sistema e estao fazendo de tudo para manter o sistema atual que tira todo o dinheiro de familias. Como se pode ver nao existe inclusao social. No Brasil existe inclusao social, por mais capenga que possa parecer. Existe o ProUni, cotas para minorias, bolsa familia para familias que simplesmente nao tem outras maneiras de sobreviver, SUS entre outros… Todos esses programas pagos pelo governo para que voce consiga ter uma vida melhor.

Por que os EUA tem essa visao de que somente quem e rico merece progredir? Isso e chamada Liberalismo (lembra PFL ou o agora DEM ?) onde cada pessoa se arranja como puder. Se voce nao tem saude para estudar ou trabalhar, pra que viver? O Brasil tem uma visao diferente, mais social, mais iluminista (igualdade, fraternidade). Essa diferenca entre visoes eh o que explica o porque do governo brasileiro dar tantas esmolas (eh, pois eh, no “primeiro mundo” essas coisas que os brasileiros sempre reclamam do governo como saude e educacao, quando dadas de graca pelo governo eh esmola pra desocupado).

Eu nao gosto mesmo das pessoas que reclamam que nao recebem nada ou que o governo nao faz nada. Viajem pelo mundo, aprendam como as coisas sao em outros lugares e percebam que simplesmente o governo de voces tem feito MUITO para que o futuro dos cidadaos seja melhor. A diferenca entra os EUA e o Brasil eh simplesmente riqueza. Os EUA tem muito mais dinheiro que poderia ser melhor investido com os programas sociais ao inves de guerra e ajuda as corporacoes gigantescas.

Quando voce sentir a lingua cocar para reclamar da saude publica do Brasil, lembre-se que pelo menos voce nao vai precisa se endividar quando quebrar a perna (enquanto que aqui voce precisaria pagar $12.000).

Sigh, escrevi tudo isso que nem faz sentido pq to muito de cara com esses brasileiros de meia tigela que so sabem reclamar e nao sabem trabalhar para fazer as coisas funcionarem…

About these ads

15 thoughts on “As Coisas Boas do Brasil

  1. Cris disse:

    Ta, SUS é um dos melhores programas de Saúde do mundo, pena que é financeiramente mal planejado, afinal é IMPOSSÍVEL manter o SUS com o dinheiro que a ele é destinado.

    Quanto a bolsa sei la das quantas, francamente, dar dinheiro a uma família é fazer com que ela se acomode e nao busque outros modos de sobreviver. Psico explica. Se esse $$ fosse investido na geração de empregos para essas famílias que agora recebm de graça, aí sim seria algo bom para o futuro do país e das mesmas. NADA que é de graça é benéfico, o trabalho enobrece.

    O Brasil não é a merda que muitos falam, mas tem suas falhas e muita coisa podia ser melhorada que não é. Mas como eu digo, cada povo tem o representante que merece, afinal ninguém que elege novamente alguém como o Sarney merece algo melhor do que o temos.

    • Dib disse:

      O S.U.S. não é financeiramente mal planejado, na verdade é um plano estudado como modelo no mundo todo, o que ele é, é mal administrado, o dinheiro é injetado mas não é bem utilizado, ou muitas vezes desviado. Quem administra os hospitais são médicos e não administradores, e isso é um erro.

      As bolsas “dadas” pelo governo não são para enobrecimento, são para sobrevivência. Não pense que as pessoas que são o alvo disto são os “pedintes” de semáforos de sua cidade, não, são pessoas isoladas, que não tem chance de mudar, que quando mudam sofrem descriminação, não conseguem emprego e lotam as favelas. Além de, para receber a bolsa a família deve ter todos os filhos matriculados em um centro de ensino, este por sua vez introduzido pelo governo. Então, isso é investir no futuro, é investir em educação.

      Opiniões à parte, tudo de bom.

  2. Ingrid disse:

    Que bom um post novo teu, mesmo que indignado.
    Interessante ver o outro lado e não ficarmos só no nosso “mundinho”.
    Vou me abster de destrinchar minhas opiniões, mas creio que bem as sabe.

    Saudades. Bjos.

  3. Iraci disse:

    Oi filho! Que bom ler você de novo.
    Quanta indignação, hem?
    Sabe, o assunto em que entrate é polêmico, e como.
    Dizes que os EUA tem muito dinheiro, muita riqueza. Somente o trabalho é capaz de gerar riqueza. E eles conseguiram fazer essa fortuna dessa maneira, o comunismo caiu.
    Dizes que os hospitais são melhores qualificados. Somente o trabalho é capaz de fazer isso.

    É uma reclamação antiga minha quanto ao sistema brasileiro: não é captalista nem comunista; é corrupto!
    Analisemos: aqui é capitalista, afinal a mola é o dinheiro; aqui é comunista, afinal a assistência social é abrangente.
    Mas, se você tem alguma coisa, então você PAGA TUDO, O SEU E DOS OUTROS (por imposto e por esmolas,-literais). Se você não tem nada, GANHA TUDO.
    Complete-se esse quadro com senegadores de impostos (a maioria da população).
    Essa é a pior doença de uma sociedade. Imaginemos que você seja um pequeno comerciante que resolve pagar todos seus impostos. Vai precisar vender por x $ um produto.
    De repente se instalada um sonegador ao seu lado direito e começa a vender por 50% de x. Para você somente resta sonegar ou falir. Se você sonegar, ao outro comerciante a sua esquerda só restará sonegar ou falir, e assim por diante, até que se feche a corrente…
    No final, QUEM PAGA TUDO TUDO TUDO

  4. Iraci disse:

    Além do mais você está passando a visão de uma pequena cidade interiorana, reduto republicano.

  5. Rominna Ribeiro disse:

    Hola!
    queria dizer que tudo isso é verdade, que os brasileiro que estamos fora do Brasil nao temos porque reclamar tanto… otro dia me encontrei con uns brasileiros que me contaram que se foram de lá porqué aquilo nao prestava pra nada. Eu lhes perguntei porque falavam tao mal do propio país, se eles tinham sido cacago y guspido lá. Eles ficaram calados.
    Olhem, eu nao sou brasileira, más minha mae sim. Moramos en Espanha,eu nasci aquí, más me sinto brasileira goiana de coraçao. E me da muita raiva que o povo brasileiro, com motivos en certos casos, se sintam tao avergonhados de ser de onde sao. Nao existe pior coisa que reclamar da comida que comem. E certo que o Brasil tem passado por problemas que hoje em dia afecta alguns hambitos, más olhem por exemplo España, um país de 1 mundo, pasou da 7 a 12 potencia do mundo en 2 anos… España tem o segundo melhor sistema de saude do mundo, por debaixo de Cuba, por motivos diferentes, más tem un déficit de 21% da poblaçao ativa está desempregada, 15% dos jovens nao tem trabalho, e 13% abandonam a escola.

    O que eu quero dizer e que por más que o Brasil é um país en vía de crecimento, nao prescisa reclamar tanto, porque voces brasileiros tem muitas coisas que nos españois nao temos; simpatía e solidariedade. nao digo que somo insolidarios, más voces sao más unidos e concerteza o brasil vai crescer muito coom o apoyo de todos.

    Un abraço desde Principado de Asturias, España.

    • Fran Oliveira disse:

      Falou bonito! Eu gosto do meu Brasil, o que eu não gosto é dos corruptos. A corrupção é como uma doença contagiosa que se alastra e atinge as pessoas de todas as camadas sociais. A corrupção impune causa a impressão a todos que tudo pode ser cometido e nada será castigado, maior engano, os pobres, negros pagam pelo que cometeram e pelos erros dos outros. Quanto a saude e educação que o amigo citou o governo pode ter boa intenção, mas quem executa está faltando com o respeito e compaixão. Os ricos não querem dividir, os pobres pensam que tem de pedir. Trabalho e respeito por próprio é um grande avanço. Ninguém deve receber esmolas de canto algum, dever receber boa educação para que ele vença com seus esforços, faça da sua vida um exemplo a ser seguido. Em muitos aspectos, o Brasil anda na contramão, mas não é somente o Brasil não. Eu vivo bem também por olhar a situação do Afeganistão, por exemplo.

    • Carlos Conte disse:

      É, tá tudo muito bom… morar fora do seu país e fazer criticas da sua terra natal é fácil e….. muito feio, mesmo porque quando ficam sem grana, sem emprego e ou são obrigados a trabalhar de faxineiros, garçons, babás… para sobreviver, mesmo tendo diplomas universitário, não desmerecendo quem exerce essas profissões;é para os seus pais, pobres brasileiros, que vivem num país tão cheio de problemas, que vocês pedem socorro!
      . Todos os países enfrentam problemas dos mais variados, o que não existe igual em lugar nenhum do mundo é a solidariedade, a amizade e o calor humano do brasileiro.Qualquer estrangeiro que chega no Brasil com um diploma na mão, consegue boas colocações em empresas que irão valoriza-lo. Já, fora do Brasil, o que aparece são empregos que desvalorizam seu currúculo, Ganhar em dólar ou euro é um engodo ilusório, pq se gasta na mesma moeda, vc não é bem tratado e dificilmente irá ocupar um grande cargo em uma empresa porque estará tirando um lugar de um deles.
      Então, qdo falarem mal do Brasil, lembrem-se das hienas.

      • Fran Oliveira disse:

        Realmente é um assunto que engloba muitos…. aspectos. Devemos cuidar bem do que temos. Como dizem: a grama do vizinho é sempre a mais verde. Será que cuidamos bem da nossa “grama”?

  6. ELAINE disse:

    O que eu não gosto do Brasil é a pobreza e a falta de cultura das pessoas.Moradias feias, favelas enquanto que nos EUA não se vê isso.
    Mas em relação ao sistema de saúde olha eu faço tratamento de depressão no Hospital das Clínicas, tomo medicamentos caros tudo isso de graça, até os remédios, e sou atendida pelos melhores médicos e o hospital é de primeiro mundo.

  7. Oliveira disse:

    Eu nem iria me meter nessa discussão, porém achei digno debater sobre o pais o qual vivo. Minha posição não contra os fatos que estão expostos, porém a comparação esta errada, não podemos comparar o nosso ainda novo pais com outros muito mais velhos mas, se for criar uma comparação, não comparemos com um pais que cresceu com a guerra, rápido e desestruturado socialmente, comparemos com um pais como a Suécia, onde teremos qualidade.
    Enfim só acho que não se melhora imitando o pior, e que devemos reclamar sim, debater se inquietar com a maneira social que o pais vive.

  8. raquel disse:

    Vou fazer um debate na escola e vou ter que defender o Brasil, a opinião de vocês me ajudou muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s